domingo, 15 de julho de 2012

Truques...

Nada melhor que ir aprendendo aqui e ali pequenos truques..

Já sabem  que eu ando sempre nas pesquisas e aprende se muito..

Ultimamente confesso que o tempo não é nenhum mas adoro blogs e ando sempre que possível a pesquisar novas coisas ou a inteirar me das novidades dos meus já conhecidos..

Aqui ficam notas interessantes..

Sempre a aprender...



Saladas prontas a usar:
Quando compra a alface separe as folhas uma por uma e lave-as muito bem em água corrente. Prepare-a depois ripando as folhas e seque-a bem num secador de saladas. Coloque-a depois pronta a usar num saco com fecho ou numa caixa hermética e terá salada pronta a usar durante a semana. O mesmo poderá ser feito com espinafres prontos a saltear ou outros legumes de folha. Antes de ir para a mesa basta colocar a salada pronta a consumir numa taça e temperar.

Tempero de salada sempre à mão:
Numa garrafinha de plástico ou vidro ou num simples frasco coloque 3 partes de azeite para uma parte de vinagre ou sumo de limão e tempere com sal. Agite bem e terá o seu tempero para a salada sempre pronto a usar. Guarde normalmente junto do azeite e vinagre.

Cafeteira Eletrica:
Se está a preparar um arroz, a fazer uma sopa, a cozer uma massa ou simplesmente precisa de água bem quente para acrescentar a qualquer prato, use uma cafeteira eletrica pois é muito mais rápida a aquecer a água do que colocando normalmente ao fogão. No caso de estar a ferver água para cozer massa, por exemplo, deverá ao mesmo tempo tempo que liga a cafeteira eletrica, colocar a panela com um fundo de água ao lume. Assim, ao juntar a água a ferver na panela já quente esta não baixa a temperatura e a água está pronta (em ebulição) a receber a massa. Enquanto prepara o refogado de um arroz  ou salteia os legumes para a sopa, coloque a água a ferver e assim poupará alguns minutos.

Molho para Grelhados:
Se faz grelhados em casa habitualmente, que tal ter sempre pronto um molho simples para os temperar? Num frasco de vidro coloque um pouco de azeite, alho picado, piri-piri, sal e pimenta, louro partido ou outros temperos a gosto e agite bem. Guarde no frigorífico e, quando estiver a grelhar frango ou carne de porco bastará ir pincelando com o molho já pronto.

Massa de Alho Caseira:
Na maioria dos dias, começamos um cozinhado com um refogado. Ter os alhos prontos a usar poderá ser uma opção rápida. Descasque uma ou duas cabeças de alho, Na picadora (eu por acaso costumo fazer no moinho de café) coloque os dentes de alho descascados e um pouco de sal e triture até fazer uma pasta. Coloque depois num frasquinho e cubra com um pouco de azeite. Alho já picado para um refogado, assados ou salteados. Se costuma fazer comida indiana com frequência poderá também preparar uma pasta de alho e gengibre fresco - seguindo o mesmo método - para ter sempre disponível.

Deixe a descongelar durante o dia o que vai preparar para o jantar:
Quer use ou não o método da ementa semanal, não sai de casa sem deixar a descongelar o que vai preparar para o jantar desse dia. Assim, ao chegar a casa já não perderá tempo a pensar o que vai cozinhar e poderá logo começar a cozinhar sem perder mais tempo.

Prepare no fim de semana:
Se prepara uma ementa semanal, poderá aproveitar algum tempo ao fim de semana para organizar e planear a sua semana na cozinha. Se vai cozinhar alguma coisa com molho de tomate prepare-o durante o fim de semana e guarde-o depois no frigorífico ou no congelador e assim poupará algum tempo de preparação. Faça o mesmo com legumes para a sopa, por exemplo, ou então prepare uma maior quantidade ao fim de semana e congele ou guarde no frigorífico para toda a semana.

Acondicione....
Assim que chega das compras acondicione a carne ou o peixe de acordo com o seu planeamento de refeições. Congele o frango já partido em pedaços e sem a pele. A carne já nas doses que necessita, o peixe separado pelas refeições. Assim, depois de descongelado está pronto a cozinhar sem lhe exigir mais tempo de preparação.


in..a economia cá de casa...

Sem comentários:

Enviar um comentário