sábado, 22 de setembro de 2012

Com o frio..

Uma das coisas que gosto mais no tempo mais fresquinho é numa tarde assim mais escurinha....cinzenta..ver um bom filme..sentadinha no meu sofá com uma mantinha sobre as pernas e uma boa chávena de chá nas mãos...

Ai digam lá que não é simplesmente delicioso.??.

Para dizer a verdade eu bebo chá o ano todo..

Sim mesmo em pleno verão gosto imenso de beber uma chávena de chá ou um leitinho quente com chocolate antes de me deitar..

Sim....fico a escaldar mas então..não será a verdadeira noção de aconchego??

Eu cá acho que sim..

O meu preferido é sem dúvida o chá princepe...

O seu cheiro e sabor deixa me sonhar..a minha infância volta em 5 minutos..

Graças a Deus a minha querida sogra tem montes e montes naquele espécie de jardim que ela para lá tem e assim estou sempre bem fornecida.ah ah ah

Para além disse tenho sempre imensas variedades de chá em casa...adoro aquelas caixinhas de chá em madeira..não descansei enquanto  não comprei uma para mim e claro adoro toda a parafrenália adjacente...

Gosto imenso também quando vou jantar fora de após a refeição pedir um cházinho...aqui a menina não bebe café não é mesmo??





E sabe sempre bem saber estas coisinhas....

Além de serem diuréticos conseguem trazer um benefício: prevenir diabetes, acalmar, diminuir a tpm, etc.


Camomila

É uma das mais conhecidas, mas também não é para menos. A camomila alivia dores de cabeça e tem efeito calmante.. Além disso, a camomila também ajuda a combater as olheiras...compressas de chá frio de camomila por dez minutos fazem verdadeiros milagres.

Alecrim

Dentre os benefícios, oalecrim tem propriedade que combatem a anemia, gripe ou dores por contusões.  Outro exemplo é o efeito anti cáries que apresenta.......o  alecrim tem ainda propriedades antioxidantes  quando usado em poucas quantidades.

Chá preto

O chá preto, ou chá vermelho (nome comum na China). A bebida e é feita a partir da erva Camellia Sinensis, originária do chá verde. A diferença entre o chá verde e o chá preto é que o segundo passa por um processo de torrefacção e assim, ganha um sabor diferente. O chá é ideal como anti-inflamatório, ajuda em processos intestinais e tem propriedades adstringentes.

Chá verde

Existem muitas teorias sobre o chá verde .... Conhecido também como banchá, ou green tea, a bebida ganhou forças pelas propriedades terapêuticas, antioxidantes - capazes de retardar o aparecimento de rugas -, aumenta as defesas da pele contra os raios UVB (responsáveis pela vermelhidão da pele e queimaduras) e previne inflamações. Fora isso, estudo realizado no Reino Unido (2011) mostrou que a bebida protege o cérebro de Alzheimer e o corpo do cancro..




Erva-cidreira

O chá é feito a partir da planta Melissa Officinalis e é utilizada como remédio caseiro para
mais de 20 males. Dentre eles, o chá é indicado para amenizar a ansiedade, cólica, febre, flatulências, gripe, insônia e até náuseas. Como tem propriedades calmantes, a erva é indicada para acalmar os ânimos também.

Boldo

Derivado da planta originária do Chile, o chá de bolbo é conhecido por melhorar problemas de estômago, como ccólicas, gases, azia, efeitos da bebida alcoólica e gastrite, além de estimular o processo digestivo. O indicado é consumir uma xícara de chá pela noite, mas com moderação, porque o excesso do consumo pode levar às irritações no estômago.


Erva-príncipe

É uma das plantas tradicionais da naturopatia portuguesa com a qual se faz o famoso chá príncipe. Apesar de ser originária da Ásia, cresce espontâneamente em muitas zonas de Portugal.

Óleo essencial com citronela e limoneno, ambos com acção repelente de insectos são dois dos seus princípios activos.
Devido ao seu aroma muito agradável, a citronela é também utilizada no fabrico de perfumes, sabonetes e outros cosméticos.

Utilizada em chá, resulta numa bebida muito agradável com um forte sabor a limão, que funciona como digestivo e pode acompanhar as refeições. Combate a má disposição e a azia.

 Tem também uma acção hepatoprotetora e antiespasmódica do tubo digestivo. Em bochechos, ajuda no tratamento de gengivite, aftas e candidíase oral, podendo ser conjugado com a calêndula.

Tem propriedades calmantes, sendo por isso consumida para melhorar o sono, juntamente com a tília. Para além disso, baixa a febre e aumenta a sudorese. O seu óleo essencial é muito utilizado como repelente de insectos.

Claro que con tudo isto só podia ser o meu preferido certo??

Sem comentários:

Enviar um comentário