quinta-feira, 26 de julho de 2012

Pequeno -almoço

Um bom pequeno-almoço é a base certa para o dia correr bem. Estudos confirmam que crianças que tomam um bom pequeno-almoço têm melhor desempenho escolar, e adultos que se alimentam corretamente pela manhã sentir-se-ão melhor durante o dia e obterão uma melhor performance nas suas tarefas.

 Qualquer que seja a nossa actividade saltar o pequeno-almoço não é uma boa ideia: fornece-nos uma porção considerável de substâncias nutritivas e restabelece os nossos níveis energéticos.

ah pois é....

Porque não deve saltar o pequeno-almoço

Se saltar o pequeno-almoço, poderá sentir-se mais facilmente cansado. Mesmo que a meio da manhã se alimente com uma chávena de café, uma peça de fruta ou um snack, o mais certo é chegar à hora de almoço completamente esfomeado e com algum mau humor.
  Uma desculpa várias vezes usada para saltar o pequeno-almoço, é que ao ignorar esta refeição aumentam as hipóteses de perder peso. Esta ideia é totalmente errada! O corpo humano espera várias refeições durante o dia, e quando não toma o pequeno-almoço, o organismo desacelera na tentativa de preservar as energias, e acelerara quando volta a alimentar-se. Outro erro recorrente ao saltar o pequeno-almoço é, quando a fome chega surge o desejo de se alimentar de alimentos extremamente calóricos que não ajudam a emagrecer ou a manter a linha.

Como fazer um pequeno-almoço saudável

O pequeno-almoço é vital para o desenvolvimento e para o restabelecimento de forças. Um pequeno-almoço saudável deve conter proteínas e fibras. Podemos encontrar proteínas em carnes magras, como o fiambre de frango, mortadela de peru, ovo, ou nos lacticínios magros. As fibras encontram-se nos cerais integrais, vegetais e frutas. A receita é simples: um pequeno-almoço completo compreende alimentos de três dos quatro seguintes grupos: cereis e derivados, legumes e frutos, leite e derivados e carne ou equivalentes. Um bom exemplo de um bom pequeno-almoço pode ser um ovo cozido, uma laranja, uma tigela de cereais integrais e leite magro.

O que evitar ao pequeno-almoço

Ao pequeno-almoço deve evitar sempre pão branco, açúcar refinado, cereais açucarados, xaropes, bolos de pastelaria. O pão branco não deve estar presente no pequeno-almoço porque é se transforma rapidamente em açúcares, criando picos de fome. Prefira pães de mistura, que incluam cereais integrais, pois têm mais fibra e assim o seu organismo não pedirá alimento tão cedo. Sempre que possível, varie os alimentos.

Pequeno-almoço todos os dias

Lembre-se que tomar o pequeno-almoço diariamente é a melhor forma de começar o seu dia, e a sua saúde agradece. Se não tem este hábito adquira-o, e verá que terá mais energia e sentir-se-á mais motivado para passar um melhor dia.


Vá..não custa assim tanto e compensa muito muito..

 Bom inicio de dia...

Sem comentários:

Enviar um comentário